Mais um pouco de História . . .

 

As peças de xadrez " Modelo Satauton" levam este nome em homenagem à Howard Stauton (1810-1874) célebre jogador britânico do século XIX, considerado por muitos historiadores como o primeiro campeão mundial da era moderna.

Nesta época, não existiam torneios ou campeonatos oficiais como acontece hoje, sendo que os confrontos ocorriam como conseqüência de " desafios " ou reptos, que um jogador fazia ou lançava a outro. Ainda assim, muitas vezes fazia-se necessário angariar fundos ou construir uma bolsa em dinheiro, para que as partidas fossem realizadas.

Por volta de 1850, Nathaniel Cook, amigo pessoal de Stauton, obteve dele a aquiescência para projetar um novo modelo de peças de xadrez, como alternativa às existentes, cujo traço em comum era a riqueza dos detalhes e a suntuosidade no acabamento.

Alguns desses conjuntos de peças eram verdadeiras obras de arte, porém inadequadas para um jogo que requeria concentração mental e despojamento.

Coube então à firma londrina Jaque, tradicional fabricante de objetos em madeiras finas, a incumbência de produzir os novos modelos, cujas peças vinham acondicionadas m uma caixa de madeira com que ostentava a assinatura de Stauton.

O novo design das peças transformou-se rapidamente em grande sucesso de vendas, que permanece até os dias de hoje!

menu principal